Diferença
entre G00 e G01
Curiosidade:
O código
G01(interpolação linear) e G00(movimento rápido)
para muita gente parece atuar de modo igual, porém, se existem
os dois e com descrições diferentes com certeza é
porque eles atuam diferentemente, às vezes um programador
ou operador de máquina CNC tem o sentimento que a única
diferença é o fato que em G00 a máquina movimenta-se
na velocidade mais rápida possível e em G01 a mesma
máquina movimenta-se em velocidade controlada. De certo modo
isto é verdade, porém algumas outras diferenças
sutis podem causar um movimento inesperado na máquina, pois
o programador no CADCAM, vê um movimento rápido do
mesmo modo que uma interpolação linear.
Tentarei abaixo passar a vocês estas diferenças e o
que isso pode acarretar na máquina CNC.
G00
Rapid Positionning (posicionamento rápido).
Isto
quer dizer que quando o programador escolhe este tipo de movimento
com o comando "RAPID" ele não esta se preocupando
com as atitudes da máquina para se adotar o G00, ou seja,
em geral isso significa que a máquina conduzirá a
ferramenta para posição indicada com a máxima
velocidade possível em todos os eixos e muitas vezes os eixos
possuem velocidades máximas diferentes.
No inicio quando as máquinas CN eram relativamente simples
com 2 ou 3 eixos isso não gerava tanto problema, pois não
implicava em eixos rotativos de cabeçotes ou mesas.
Veja
abaixo o que pode ocorrer:
Exemplo
1: uma demonstração gráfica.
Exemplo2:
uma demonstração descritiva.
Considerando
uma máquina de três eixos (X,Y e Z) com velocidades
máximas iguais (F=10000mm/min), a posição da
ferramenta em X=3000, Y=2000 e Z=1000, o programador usa então
um RAPID para movimentar a ferramenta para X=0,Y=0 e Z=0.
Ou
seja:
No
programa fonte:
FEDRAT/100
GOTO/3000,2000,1000
RAPID
GOTO/0,0,0
No
programa máquina:
N0
G01X3000 Y2000 Z1000F100
N1 G00X0Y0Z0
Na
máquina o que ocorre:
Movimento
0 èX3000Y2000Z1000F100
Movimento 1 èX2000Y1000Z0 F10000
Movimento 2 èX1000Y0 Z0 F10000
Movimento 3 èX0 Y0 Z0 F10000
Perceba que um único bloco no programa fonte irá na
realidade gerar três movimentos na máquina.
Porém na época atual com a evolução
das máquinas este detalhe ficou ainda mais complexo, pois
as máquinas possuem mais de três eixos e um comando
RAPID gerará provavelmente mais de três movimentos
e o movimento que no CAD parece apenas que a ferramenta inclinou
na realidade gera movimentos em X,Y,Z A e B, se estes A e B forem
na mesa ficarão muito mais complicado podendo ocorrer até
impacto entre barramentos e ferramenta ou coisa semelhante.
Como estes detalhes foram se tornando complexos com o tempo e no
inicio não havia muito que se preocupar os programadores
às vezes não entendem porque um movimento que parece
ser tão simples no CADCAM pode se transformar em coisa tão
catastrófica na máquina.
Devido a isto os pós-processadores modernos permitem tratamentos
especiais para estas situações, porém as máquinas
são muito mais complexas e estas informações
podem ser tratadas de varias maneiras, como a principal função
dos pós-processadores é ser fiel às informações
vindas do CADCAM é um tanto quanto delicado estas decisões
pelo pós, ficando mais simples atitudes diretivas dos próprios
programadores no sentido de minimizar estas decisões do pós.
G01
Linear imterpolation (interpolação linear).
Em
caso de 3 eixos ou menos o movimento se dará tanto no CADCAM
quanto na máquina de modo muito semelhante, porém
se for 4 ou mais eixos pode ocorrer uma linearização*
(coisa que não ocorre com o G00), ou seja, a colocação
de pontos intermediária aos movimentos finais, porém
como o CADCAM não conhece cinemática das máquinas
(quem se movimenta se a mesas ou cabeçotes? Qual eixo carrega
qual? etc) tudo se passa como se a referencia de giros e movimentos
sejam no topo da ferramenta, desta informação mais
as informações de comandos e cinemáticas das
máquinas que são consideradas nos pós-processadores
saem o programa no código de máquina (GCode), com
ainda mais linearização desta vez colocada pelo pós
que conhece mais da máquina do que o CADCAM, porém
como já foi dito estas informações intermediárias
precisam ser muito depuradas, pois excessos ou faltas podem comprometer
o produto final.
Exemplo
de G01 em máquina três eixos:
É importante saber que o avanço de 100mm/min será
na direção e sentido do movimento e
não em cada eixo independente.
* linearização é um evento usado para corrigir
discrepâncias entre informação CAD e máquina,
no sentido de manter a tolerância estipulada entre o movimento
e a superfície da peça, caso você queira saber
mais, veja o item nos conceitos avançados do site.
Nota:
a configuração dos controles pode alterar a forma
de interpretação dos códigos G00, deste modo
existem controles que o G00 agem tal qual o G01.
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