Simulação de programas CNC

Por Anderson Yoshizato

Indústrias fabricantes de componentes usinados e fornecedores de moldes e matrizes que necessitam desenvolver programas CAM são os principais usuários das ferramentas de simulação.

Devido à elevada complexidade das peças a serem fabricadas, do incremento das velocidades de avanço e acelerações das máquinas CNC e das exigências na redução do ciclo de desenvolvimento do produto, faz-se necessária a verificação prévia dos programas gerados por meio de ferramentas computacionais, como meio de se evitar possíveis danos ao equipamento e/ou ao seu operador.

Há algum tempo, quando os recursos computacionais não eram tão acessíveis, a verificação e validação dos programas gerados eram analisados utilizando poliuretano ao invés da matéria-prima original, o qual era usinado diretamente sobre o equipamento. Tal metodologia implicava num gasto com material (matéria-prima de simulação), tempo não-produtivo de máquina e operador e tempo de análise do programador.

Com a disponibilidade de recursos computacionais e com o grande desenvolvimento de softwares gráficos, tornou-se possível otimizar a atividade de simulação reduzindo o tempo de simulação e análise, bem como, minimizando as chances de erros.

 


Predator Virtual NC


Vericut

Existem basicamente dois tipos de simulação de programas CNC com ferramentas computacionais. Um primeiro tipo limita-se a checar a trajetória da ferramenta sobre a peça, possibilitando ao programador CNC verificar as dimensões de seu produto, checar contatos indevidos entre a ferramenta e a peça e ainda analisar as estratégias de usinagem adotadas. Um outro tipo de simulação permite ao programador visualizar mais detalhes à respeito da dinâmica do conjunto Máquina-Peça, possibilitando a verificação de possíveis colisões entre os componentes do conjunto de acordo com as trajetórias definidas pelo programa CNC.

Há no mercado diversos produtos que realizam este tipo de trabalho, dentre os quais podem ser citados o Vericut (CGTech - www.cgtech.com), o Virtual NC (Delmia Solutions - www.delmia.com), Predator Virtual CNC (Predator Software - www.predator-software.com), etc.

As simulações que visam a verificação de trajetórias de ferramentas são indicadas para peças de baixa complexidade (peças de até 3 eixos) ou para verificar rapidamente alguma trajetória programada, mesmo que o programa não tenha sido pós-processado.

As simulações que visam verificar, além da trajetória da ferramenta, a dinâmica do conjunto Máquina-peça são importantes para validação de programas CN de geometrias mais complexas (mais que 3 eixos) e imprescindíveis na validação de programas para equipamentos High Speed.

Na simulação de Máquinas CNC, as condições de fixação e posicionamento devem espelhar a realidade e todos os elementos que podem ter contato devem ser modelados detalhadamente.

O programa a ser checado deve ser o mesmo que é enviado à máquina; desta forma pode-se verificar se houve alguma falha durante a programação CAM ou mesmo durante o pós-processamento do programa.



Virtuan Numeric Control (VNC) by Delmia


Vericut- Machine Sim

Home | Fale Conosco | Histórico | Artigos | Links | Downloads | Tutoriais & Vídeos | Classificados

Copyright © 2008 - Mundo CNC - Todos Direitos Reservados.